Cirurgião cardíaco explica cinco sintomas que você pode sentir antes de um ataque cardíaco
Quando algo na saúde não vai bem, o corpo costuma mandar alguns sinais que podem ajudar a detectar a tempo diferentes problemas, como por exemplo, o infarto, que nada mais é do que uma interrupção na passagem de sangue para o coração, causando a morte das células cardíacas.
Abaixo, o cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, cita quais são os principais sintomas do infarto que podem surgir com até semanas de antecedência:
Falta de ar – Quando o coração não está funcionando corretamente ele pode afetar a saúde dos pulmões, causando assim, a dificuldade de respirar. Estudos realizados na Inglaterra apontam que três a cada cinco vítimas de ataques cardíacos sentiram esse sintoma.
Fadiga – Pode se manifestar de forma intensa e sem nenhum motivo aparente em dias ou momentos antes do infarto.
Dor no peito – Pode ser acompanhada de uma forte pressão na área, que demora mais do que alguns minutos para ir embora e pode se espalhar para os ombros, pescoço ou braços.
Vômitos e náuseas - O ataque cardíaco libera sinais que colocam o indivíduo em sinal de alerta e pode gerar dor no estômago, o que desencadeia crises de náuseas e vômitos.
Tontura – Pode acontecer quando o coração não dá conta de bombear sangue suficiente ao cérebro, causando vertigem e, em alguns casos, perda da consciência.
Em caso de suspeita de infarto, procure rapidamente atendimento médico, evite grandes esforços, permaneça em um local arejado e respire profundamente.