Exames cardiológicos ajudam no diagnóstico precoce das patologias cardíacas

 

Distúrbios cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um brasileiro morre a cada dois minutos por conta de doenças do coração, que somam 350 mil mortes a cada ano, causadas pelos três maiores problemas: infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Uma recente pesquisa, feita pelo Ibope, a pedido do “Movimento Ame o Coração”, mostrou que um terço das pessoas não faz nada para prevenir as doenças cardiovasculares. Segundo o cirurgião cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, esperar que os sintomas apareçam é um erro cometido pela maioria dos pacientes que chegam aos consultórios médicos. O check-up cardiológico é fundamental, mesmo para indivíduos saudáveis, e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 30 anos, ou quando o especialista julgar necessário, independente do sexo.

Atualmente, a medicina conta com diversos exames para o diagnóstico de doenças cardiovasculares. Entre os mais indicados pelos especialistas estão: teste ergométrico, monitorização ambulatorial da pressão arterial, raio-X do tórax, eletrocardiograma, holter, cintilografia do miocárdio, ecocardiograma simples ou sob estresse farmacológico.

Para quem sofre ou quer evitar futuros problemas de coração, Sobral recomenda, além do check- up, uma mudança de vida com hábitos mais saudáveis. “Limite o sal na alimentação, o consumo de alimentos gordurosos, evite exagerar nas bebidas alcoólicas, não fume, controle o estresse e pratique atividades físicas”, finaliza.

Contato +55 11 3385-6056