A vitamina D, assim como outras substâncias, tem uma grande importância no equilíbrio de algumas funções e no funcionamento do organismo, como os do sistema imunológico e cardiovascular. Adquirida por meio da exposição solar, pela ingestão de certos alimentos e até por medicamentos, a manutenção da taxa necessária dessa vitamina pode trazer diversos benefícios à saúde, como melhor absorção do cálcio e de reduzir as chances de óbitos relacionados com problemas do coração.
De acordo com cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, a ingestão regular da vitamina D pode diminuir o risco de morte para cardiopatas em até 30%. Segundo o cirurgião cardíaco de São Paulo, Marcelo Sobral, o consumo desse nutriente promove a produção de um hormônio que regula a pressão arterial. “O fornecimento da vitamina D para o corpo auxilia no controle da contração do músculo cardíaco, permitindo o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que aumenta a perspectiva de vida”, diz o especialista.
Ainda de acordo com a pesquisa, para descobrir a quantidade exata que uma pessoa precisa ingerir para adquirir os benefícios é preciso realizar uma medição em diferentes períodos do ano, já que o sol é um fator que interfere diretamente nos resultados e em alguns meses do ano não ficamos expostos à radiação solar por conta das mudanças de estação e clima. “Muitas pessoas desconhecem a deficiência e não realizam a reposição da vitamina, mas deve-se ficar atento aos sinais do problema, como: baixa imunidade, dor muscular, cansaço excessivo e ossos fracos”, ressalta Sobral.
É importante lembrar que o excesso de vitamina D também pode trazer outros efeitos colaterais ao organismo. Por isso, mantenha seus exames em dia, opte por alimentos saudáveis e pratique atividades físicas.